Destination Wedding na França

Pensando em casar na França? Saiba mais sobre como funciona os casamentos por aqui

DJ Astúria

1/22/20243 min ler

Se você está pensando em fazer um casamento na França, saiba que é uma escolha encantadora e cheia de possibilidades. A França oferece uma variedade de locais deslumbrantes para cerimônias, desde castelos históricos, barcos exclusivos para festas que navegam no rio Sena e passam em frente à torre Eiffel, vinícolas pitorescas e mesmo grandes domínios campestres que podem hospedar todos os seus convidados no local do evento.

Para tornar o processo mais fácil, é recomendável contratar um planejador de casamentos local, que saberá lidar com todos os aspectos logísticos e legais, como a obtenção de licenças e a coordenação com fornecedores. Também é importante considerar a estação do ano em que deseja se casar, pois a França oferece experiências diferentes em cada temporada. Se você quer aproveitar o sol e fazer um casamento ao ar livre, os melhores meses são entre Maio e Setembro. Agora se você pretende realizar seu casamento em um local fechado, você pode conseguir descontos interessantes nos meses mais frios, entre Outubro e Abril.

O casamento típico francês é dividido em quatro partes: a cerimônia, o coquetel ou "vin d'honneur", o jantar e a pista de dança. A cerimônia pode ser realizada em uma igreja próxima ou no próprio local do evento. Em seguida, os convidados se dirigem para o coquetel, onde é servido champagne e aperitivos. A música nesse momento é mais tranquila e muitos noivos optam por contratar uma banda para animar essa parte do evento, podendo até mesmo ser um grupo de samba.

Após o coquetel, os convidados são chamados para tomar seus lugares nas mesas para o jantar, que é "à francesa": todos ficam sentados e os garçons trazem os pratos, que normalmente são divididos em entrada, prato principal, queijos e sobremesa. Alguns casamentos podem apresentar até seis pratos, contando com duas entradas e dois pratos principais. Durante o jantar é servido apenas vinho. É comum haver animações organizadas pelos convidados entre um prato e outro, como brincadeiras, apresentações e homenagens. Durante o jantar, a DJ se ocupa da música ambiente e de auxiliar na organização das animações, sendo responsável por chamadas e por passar o microfone para quem quiser falar. O jantar costuma durar de 2 à 3 horas, a depender da quantidade de pratos.

Durante a sobremesa, a DJ começa a colocar músicas mais animadas para os convidados começarem a entrar no clima. Para a abertura da pista de dança muitos noivos gostam de ensaiar uma coreografia e dançar uma música que representa um momento especial do casal. DJ Astúria inclui em seu serviço a pré-mixagem da sua música para ensaio, caso queiram dançar um remix de músicas diferentes.

Após a dança, o casal chama os convidados para se juntar à eles na pista e a festa é oficialmente aberta. O bolo normalmente é uma "peça montada", isto é, são vários profiteroles espetados em um molde com formato de bolo, e ele só entra durante a pista de dança, trazido em um carrinho por um dos garçons e normalmente com velas tipo faísca ou vulcão. Na sua entrada colocamos uma música bem festiva e os noivos comemoram brindando com champagne. A pista de dança costuma durar de 4 à 6 horas e não é mais servido comida nesse momento. As bebidas podem ser deixadas em uma mesa para os convidados se servirem ou deixar um garçom responsável por servir quem vem à mesa, mas não é costume ter garçons indo até os convidados para servi-los nesse momento.

Fotógrafos e videastas não costumam ficar para a parte da pista de dança e a decoração conta com enfeites mais simples, pois as flores por aqui são bem caras. No dia seguinte ao casamento muitos noivos oferecem um brunch aos convidados, sendo o encerramento das festividades.

Esse foi um pequeno resumo para que você possa ter uma idéia de como são os casamentos por aqui. Você não precisa seguir à risca tudo que os franceses fazem, pois finalmente o casamento é seu e ele deve ter a sua cara. Porém tenha em mente que eles são muito fechados em termos de mudanças, então caso você queira algo diferente talvez tenha uma certa dificuldade de encontrar prestadores que façam como você deseja.

De todas as formas, um casamento na França certamente será inesquecível e trará momentos mágicos para você e seus convidados.

Se você deseja encontrar outros fornecedores brasileiros, fica aqui uma lista de recomendação de alguns profissionais de eventos que oferecem excelentes serviços:

Fotografia: Fernando Nobre https://www.osnobres.fr/